quinta-feira, 8 de março de 2012

O nosso 8 de Março.

Sei que para nós o Dia Internacional da Mulher significa ganhar presentes, mimos, parabéns... E o reconhecimento, merecido claro, de mulheres de verdade que conhecemos, normalmente mães, avós, tias, amigas, vizinhas... Eu tenho algumas dessas guerreiras da vida real na minha família e gostaria de poder, sinceramente, dar um presente que representasse a importância que elas têm, mas acho impossível, dinheiro nenhum paga o que elas já venceram e vencem todos os dias. Os meus sinceros parabéns especiais para Vanda (minha Babãe), Ana, Nilda, Eni, Célia (Celinha), Mônica (Tita), Janete, Elena... Essas são as heroínas que eu tenho o prazer de conhecer :)

Parabéns para todas nós. Aproveite para fazer algo que deixe com um sorriso no rosto depois :)

Unknown woman eating cotton candy by Nina Leen - site retronaut.co (se clicar a foto aumenta)

E para quem se interessa, o início de toda essa "comemoração":

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na Antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. (Fonte: Wikipedia)

3 comentários:

  1. Eu nunca ganho nada nesse dia... Magoei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh judiação... Aí no seu trabalho alguém vai te dar alguma flor, alguma coisa... Eu já ganhei duas rosas vermelhas, uma é miniatura, coisa mais linda :)

      Excluir
  2. Parabéns atrasado!!! só entrei hj no blog e adorei a parte que me toca! bjs

    ResponderExcluir